21 97676-0264        WhatsApp

Espirometria

Espirometria

 

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro, realizado por médico pneumologista e fisioterapeuta. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. A palavra espirometria vem do latim spirare = respirar + metrum = medida.

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar... É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.

É um exame em que se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPOC.

Qual médico faz o exame?

A responsabilidade para a realização, acurácia e interpretação da espirometria é prerrogativa dos pneumologistas técnicos em espirometria.

Quando o exame é pedido:

O exame de espirometria é pedido para avaliar o funcionamento dos pulmões de um paciente e identificar possíveis doenças, como asma, DPOC e alergias respiratórias. Os sintomas que podem levar um médico a pedir a espirometria são:

Tosse com ou sem produção de escarro (muco)

Falta de ar

Repuxar a pele entre as costelas durante a respiração (retrações intercostais)

Deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade

Padrão de respiração anormal

A respiração para temporariamente

Dor no peito

Aperto no tórax.

 

Voltar